Como escolher o creme de hidratação certo para o seu cabelo?

Oi todo mundo!

Hoje vim falar com vocês sobre algumas dicas de como fazer o processo de hidratação nos cabelos em casa. O processo é simples, mas com algumas dicas, você pode potencializar a hidratação ou mesmo, escolher o creme perfeito para o seu tipo de cabelo. Hoje em dia, existe uma variedade enorme de opções de cremes enriquecidos com vitaminas, queratina, entre outros, mas você precisa analisar primeiro o que o seu cabelo está necessitando no momento, porque daí o efeito da hidratação vai ser visível por mais tempo.

O processo de hidratação correto é composto por três fatores:

  1. Creme de hidratação correto: Você precisa analisar quais os ingredientes do creme e o que o seu cabelo está precisando no momento. É claro que cada cabelo poderá reagir de um jeito a determinados cremes, mas dessa forma, você corre menos risco de errar.
  2. Aplicação da forma correta: A aplicação deve ser feita após uma lavagem prévia com um shampoo, de forma a retirar toda a sujeira e oleosidade dos fios. Você pode massagear o creme desde a raiz do cabelo até as pontas ou somente no comprimento do cabelo (isso vai depender de como está o estado do cabelo). É importante também enxaguar bem o cabelo e retirar todo o creme, porque caso contrário, seu cabelo pode ficar oleoso mais rápido.
  3. Tempo de pausa correto: Muitas vezes, escolhemos o creme certo, aplicamos corretamente, mas deixamos agindo no cabelo por pouco tempo, ou por muito tempo. Não tem como chegar há um tempo correto para todos os cremes, infelizmente isso vai ter que ser analisado por cada um, a partir dos efeitos que consegue no cabelo. Aconselho a olhar primeiro no rótulo da embalagem o tempo que eles sugerem e depois pensar se o seu cabelo precisa de mais ou menos tempo. O que deve ser levado em consideração é a situação do seu cabelo: se ele estiver muito danificado, aconselho deixar de 20 à 30 minutos, pois dessa forma o cabelo vai ter tempo de absorver melhor os nutrientes; se ele estiver pouco danificado, ou quase nada, aconselho de 10 à 15 minutos.

Importante: utilize essas dicas da melhor forma para você. Isso não é uma fórmula absoluta, precisa se adequar ao seu tipo de cabelo, e é só a partir de tentativas e erros que você vai conseguir chegar a um jeito infalível para você.

Escolhendo os cremes para cada necessidade do cabelo:

Cremes a base de queratina: tem poder reconstrutor, isso é, regeneram a estrutura do fio.
Cremes a base de soja, de trigo e de colágeno: tem poder restaurador, agem repondo proteínas perdidas pelo fio.
Cremes a base de karité, chocolate, semi di lino, macadâmia: tem poder hidratante. Eles devolvem a água, a maleabilidade e conferem mais brilho ao fio.
Cremes a base de Óleo de Argan: Reestrutura e fortalece os fios.

Além disso, existem outros fatores hidratantes, como as vitaminas:

Vitamina A: Proporciona a ativação das células que produzem melanina e queratina, auxilia no tratamento de ativação de crescimento dos cabelos.
Vitamina B5: Revitalizante natural, devolve vida e saúde. É um “tônico” natural.
Vitamina C: ajuda na assimilação das outras vitaminas; deixa o pH do cabelo mais ácido, o que provoca o fechamento das escamas da cutícula.
Vitamina E: Anti-oxidante natural
Ceramidas: funciona como uma “cola capilar”, firmando o fio e “encapando-o”, não permitindo assim a formação de pontas duplas
Aminoácidos: auxiliam a queratina a formar pontes, prendendo-a melhor ao fio. Tem poder reestruturante.

Tendo isso como base, você pode escolher um creme e potencializá-lo com ampolas de tratamento. Mas gente, bom senso, o cabelo tem um certo limite de absorção, então não adianta você fazer uma mistura de vitaminas em um creme e achar que seu cabelo vai absorver tudo. Faça um tratamento de cada vez, uma vez por semana (se seu cabelo estiver muito danificado) ou a cada 15 dias.

Moroccanoil, Seda, L'oreal, Pantene

Você pode encontrar os cremes de hidratação e restauração da Moroccanoil na Dampz Cosméticos. Utilize o código BLOGHF para validar o desconto de 5% nas suas compras acima de R$50. Aproveite o desconto de Natal :)

É isso, meninas! Espero que tenham gostado!

Quem quiser deixar nos comentários algumas dicas de produtos ou como funciona para você, fique à vontade!

Beijos e até a próxima!

—————————————-♥

Twitter: @histeriafemme
Facebook: Blog Histeria Feminina

12 thoughts on “Como escolher o creme de hidratação certo para o seu cabelo?

  1. Linda, e eu sempre ouço das profissionais que devemos, depois do creme de hidratação, passar o condicionador, porque eles ficam com as cutículas abertas, e o condicionador as fecha… algo assim!
    Beijinhos!!!

    Gosto

  2. Pingback: Perguntas e Respostas: Mechas Californianas | Histeria Feminina

  3. Oi,adorei o seu blog,eu queria a sua ajuda,já descolori o cabelo duas vezes,e não pegou,gostaria de fazer luzes,me ajude aí por favor,bjs!

    Gosto

    • Oi Ana…
      Aconselho você a buscar um cabeleireiro de confiança para ele determinar o que pode ter acontecido para seu cabelo não ter sofrido reação com o descolorante…
      Beijos

      Gosto

      • oi aki me ajude eu fiz californiana quinta feira mais nadei ontem na agua com gloro e meu cabelo tah azul o que eu faço?

        Gosto

  4. Olá td bm?
    Eu gostaria de uma dica pois meu cabelo era ondulado fiz uma progressiva que ficou otima e apos uns dias fiz uma californiana amei e comprei produtos pra cuidar bem mesmo assim meu cabelo esta ficando grosso e não gosto e acabo hidratando 3 vezes por semana .

    Gosto

    • Oi Carol, tudo bem?

      Não tenho como te falar, pois cheguei nesse tom das mechas californianas a partir da descoloração e não da tinta!! Busque inspirações na internet, e leve até um salão de confiança para eles te ajudarem!

      Beijos

      Gosto

  5. adorei suas dicas Larissa mas ouvi falar tambem nos cremes de hidrataçao Dove dizem que é muito bom, mas no geral qual o melhor Dove ,Pantene,L’oreal? meus cabelos sao secos.

    Gosto

    • Então Ana, depende muito… Eu particularmente, adoro os da Pantene… Mas tem muita gente que diz que ele deixa os cabelos oleosos, como os meus tbm são secos, sinto que ele super hidrata!!! Varia de gosto mesmo, o jeito é ir testanto até achar um bacana! :)

      Beijos

      Gosto

Estou aguardando o seu comentário! :) Obrigado pela visita! Beijos

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s